top of page

Problemas externos e internos - qual a diferença?

  • Amanda Henrique
  • 9 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Belíssimo dia a todas,

Eu gostaria hoje de compartilhar uma reflexão com base em uma experiência que tive alguns dias atrás.


Eu estava dirigindo (indo para a Igreja) e o vidro da frente estava ficando embaçado, liguei o desembaçador e começou a ficar bom o vidro, fiquei mais tranquila. Porém mais adiante o vidro começou a embaçar de mais, as gotículas estavam de mais, então comecei a apertar todos os botões e comecei a ficar desesperada, pois não estava conseguindo enxergar direito e não podia parar. Pensei: "Como é que esse vidro está embaçando se o desembaçador está ligado? Se está tudo certo aqui dentro, não tenho mais o que fazer. Meu Deus, me ajuda!". Foi então que após pedir a ajuda de Deus bati na alavanca do limpador de vidro e quando ele passou no livro as gotículas sumiram!! rsrs bom, eu não havia percebido que estava tendo uma garoa ultra fina e aos pouquinhos foi caindo as gotículas no vidro. O embaçamento ficou muito semelhante ao interno quando há umidade, (não me julguem rsrs).


O fato é que o problema era externo, mas eu estava me desesperando por pensar que era algo interno, algum erro meu, alguma falha minha que estava me atrapalhando.


Então fiquei a pensar quantas vezes fazemos isso em nossa vida espiritual? Às vezes situações acontecem aqui fora, lutas, batalhas, problemas e nós acabamos pensando que estamos com problemas internos ou mal espiritualmente.


Recordo-me que algumas semanas atrás nosso pastor que cuidava dos obreiros falou que muitos servos de Deus estavam enfermos, mas que não era um problema espiritual e sim externo, do corpo. No entanto, muitos servos acabam enfraquecendo espiritualmente porque pensam que estão mal com Deus. E isso é uma grande verdade e realidade!


Muitas vezes passamos por lutas em nossa vida que são comuns para quem é ser humano, mas às vezes nós desenvolvemos a "Síndrome do Superman" (como diz o nosso pastor de obreiros) e pensamos que porque servimos a Deus nada de errado pode acontecer em nossa vida e se acontecer é porque estamos mal com Deus — dá para acreditar? Quer dizer então que se por ventura eu vier a ficar doente, estou mal com Deus? Bom, isso é o que a Síndrome do Superman afirma, essa síndrome nos faz pensar que temos que ser perfeitos, não podemos adoecer, não podemos ter problemas e por aí vai... mas os problemas fazem parte da vida, quando vencemos um problema ou situação difícil logo vem outro para também o vencermos. O nosso pastor até nos contou como testemunho que alguns meses atrás sua esposa apareceu com uma enfermidade muito grave e era o corpo dela que estava enfermo, eles não se desesperaram, mas buscam orientação e usaram a fé.


Justamente foi essa a experiência que tive ao estar dirigindo, não me dei por conta que o problema era externo, estava quase me desesperando, enchendo-me de indagações se o erro estava em mim e que eu não sabia o botão certo para apertar, quando na verdade eu apenas não havia percebido que eram gotículas de garoa... parece uma coisa simples e até mesmo boba, mas levando isso para nossa vida cristã: muitos acabam pensando que estão mal com Deus quando algo dá errado em suas vidas e até pensam que estão tão errados que Deus lhes virou as costas.


Precisamos apelar para a fé! Usá-la! Ora, se temos a certeza de que Deus é conosco, então quando os problemas surgirem devemos combatê-los e não deixar que a dúvida se instale dentro de nós ((claro, se realmente estivermos vivendo uma vida justa e santa)).


A diferença entre as lutas internas e as externas é que as Internas têm origem por conta de um erro ou um pecado, isso corrompe a nossa consciência e nos trás acusação, pois é o único modo de realmente nos arrepender (como vimos no estudo sobre "Arrependimento", ele quando é sincero causa profunda tristeza). Quando as lutas são Externas, elas não nos trazem acusações, mas ainda que estejamos numa peleja, dentro de nós há paz e convicção e que ainda assim Ele é conosco.


Querida amiga, se você está passando por alguma luta e no fundo, no fundo você sabe que isso não é espiritual, vá para cima e lute! Guarde sua fé e busque em Deus a solução para seu problema. Agora, se a luta está vindo por conta de uma falha sua, então terás de colher os frutos da desobediência, erro ou pecado, mas busque se arrepender para que ao findar tudo isso você retome à paz, à vida justa com Deus.


Amém? Deixe a baixo seu comentário sobre isso e se tens algum testemunho com respeito ao que escrevi acima.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Agradecemos desde já pelo seu acesso, para saber mais ou encomendar pode acessar o campo acima "Contato" ou pelo WhatsApp: (051) 8325-4609 - com Amanda.

Há entrega em toda a Porto Alegre / Rio Grande do Sul. 

Somos da Zona Sul de Porto Alegre, bairro: Ipanema. 

Visite também:

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page